Se perguntando como escolher a franquia ideal? Nós te ajudamos em 4 passos!

O setor de franquias possui 160,9 mil lojas no Brasil, aponta um levantamento feito pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) no quarto semestre de 2019. As unidades são distribuídas em onze segmentos que, juntos, constituem um leque de áreas com características próprias. Consequentemente, é comum, a quem busca investir no franchising, se perguntar como escolher a franquia ideal.

Não existe uma resposta unânime para essa pergunta. Isso ocorre porque, no franchising, o investimento ideal depende da expectativa, da afinidade e das possibilidades que o franqueado tem sobre o negócio que deseja abrir.

Alguns passos, porém, podem te ajudar a descobrir qual é o segmento e a marca que mais se aproximam do que você busca no momento. Vale ressaltar que é importante apurar o capital disponível para investimento e a característica e suporte oferecidos pela franqueadora.

 

4 passos que vão te ensinar como escolher a franquia ideal

 

1. Saiba exatamente quanto você pode investir

Uma busca no site da ABF mostra que existem franquias cujo investimento custa a partir de R$ 3 mil, enquanto que, em outros casos, o valor investido pode ultrapassar os R$ 10 milhões de reais. A informação mostra que o franchising atende a muitos orçamentos – mas é preciso defini-los bem.

Saber a quantia exata que você tem para investir vai te ajudar a selecionar, dentro de um universo de opções, o segmento e a marca que estão ao seu alcance no momento. Assim, você não desprende tempo com expectativas inalcançáveis e, certamente, começará o seu negócio sendo bastante realista.

 

2. Considere qual é o segmento de franquias que você tem mais afinidade

Como nós dissemos, a ABF estabelece onzesegmentos de atuação existentes no franchising, e cada um deles tem vantagens e dificuldades próprias. Nesse sentido, é importante entender quais são as suas expectativas com o negócio e quais são os problemas que, se puder evitar, você o faz.

Um exemplo é o setor de alimentação. A área exige muito comprometimento com relação às questões de higiene e sanitárias. Na contrapartida, ela oferece produtos que são básicos à sobrevivência das pessoas e, por isso, é um investimento mais seguro em tempos de instabilidade econômica.

 

3. Orçamento e afinidade definidos? Hora de pensar na marca!

Dentro de um segmento específico do franchising, existem diversas marcas que oferecem o mesmo ou serviços semelhantes. Daí a importância de se afunilar o negócio que você deseja ter através de custo e do benefício.

Aplicados esses critérios, surgem outros que são fundamentais para se descobrir como escolher a franquia ideal: a estrutura e o suporte da franqueadora. Tais fatores são sobre o quanto uma franqueadora se esforça para tornar a vida do franqueado menos difícil, em especial nos primeiros meses de existência do negócio.

Na Pizza Prime, por exemplo, todo o sistema de operações é simplificado para proporcionar uma experiência simples e lucrativa para o franqueado. A rede também possui um centro de treinamento, localizado em Indaiatuba (SP), para possibilitar a evolução de colaboradores e franqueados. E não para por aí.

 

4. Boas praças para expansão são fundamentais – e um dos nossos focos!

Para fechar, um fator que deve ser considerado, para se descobrir como escolher a franquia ideal, são as praças de expansão da franqueadora. A localização interfere diretamente no sucesso ou não do negócio, e contar com a experiência da franqueadora ao escolher o ponto da sua nova loja vai fazer toda a diferença.

Por isso, a Pizza Prime coloca o franqueado em contato com fornecedores de materiais homologados para a construção da nova unidade – e eles realizam a montagem em até dois meses e meio. Esse passo é fundamental para manter a padronização e o conforto que ajudam a rede a conquistar clientes.

Os resultados desses investimentos são pizzas com ingredientes e produção padronizados, ambientes modernos e aconchegantes, e uma marca extremamente fortalecida no mercado. Ficou interessado em fazer parte? Entre em contato conosco!

Deixar Comentário