Você sabe como surgiu a pizza?

Como surgiu a pizza - Pizza Prime

Com dezenas de sabores diferentes, a pizza é o prato predileto de milhões de pessoas e é difícil encontrar alguém que não goste de apreciá-la – bem saborosa e bem quentinha. Só de pensar naquele queijo derretendo, dá água na boca, não é mesmo?

Você já parou para pensar como surgiu a pizza? Não? Hoje vamos mostrar a cronologia da história que resultou em um dos pratos mais deliciosos do mundo.

Como surgiu a pizza: cronologia da história

Diferente do que a maioria das pessoas pensa, a pizza não foi criada na Itália. Calma! Você não leu errado, é isso mesmo!

Existem duas versões da história: uns dizem que a pizza surgiu antes mesmo de Cristo e foi criada pelos egípcios. Outros afirmam que os primeiros gregos misturavam farinha de trigo, arroz ou grão de bico e assavam as pizzas em tijolos quentes.

A massa fina era conhecida como “pão de Abrahão ou “piscea”, consumida pelos babilônios, hebreus e egípcios. Três séculos antes de Cristo, os fenícios tiveram a brilhante ideia de rechear essa massa (mais parecida com os pães árabes) com carne e cebola.

A ideia foi adotada pelos turcos mulçumanos e, durante as Cruzadas, na Idade Média, a pizza chegou ao porto de Nálopes, na Itália. Foi aí que os napolitanos, usando trigo da melhor qualidade e acrescentando diversos sabores – como o queijo, por exemplo -, criaram a pizza que conhecemos hoje.

Despois de cinco séculos, o molho de tomate (vindo da América) foi incrementado no recheio pizza. Nessa época a pizza ainda não era redonda, ela era dobrada como um calzone.

Ao longo dos anos o formato da pizza foi se aperfeiçoando, até chegar na forma redonda, que se mantêm até os dias de hoje. Por fim, a pizza se tornou popular com os norte-americanos, no final da Segunda Guerra Mundial.

Curiosidade: a primeira pizzaria de que se tem notícia no mundo se chamava Port’Alba, frequentada por diversos artistas famosos da época.

 

 

Deixar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*