Que você, assim como nós, ama pizza, a gente já sabe. Certamente em algum momento, você já deve ter refletido a respeito dos ingredientes da nossa amada. Tipos de massa, benefícios dos ingredientes e, claro, os tipos de queijo. Bem, sem mais delongas já adiantamos: a muçarela é o melhor queijo para pizza. Afinal, é o queijo mais produzido no Brasil e no mundo, e também o preferido dos brasileiros.E adivinha quem tem uma enorme culpa nesses números? Ela, a nossa amada pizza.
Muita muçarela
A muçarela é considerada o melhor queijo para pizza por algumas razões: seu sabor delicado, sua textura suave e elástica, bem como sua ótima capacidade de fusão. A textura vem principalmente do fato de ser um queijo tipo pasta de filata (massa filada).Esses queijos são amassados durante a fabricação para fornecer uma consistência elástica que resulta naqueles fios enormes que adoramos. Existem vários tipos diferentes de muçarela: leite integral e desnatado, fresco e envelhecido, e mussarela di bufala , o original italiano feito a partir do leite de búfalo doméstico.
Os outros tipos de queijo para pizza
Verdade seja dita, muçarela pode ser um pouco sem graça. Em geral, isso é bom porque deixa transparecer o sabor dos outros ingredientes. Porém para muitos chefs de pizza é válido misturar muçarela com outros queijos para uma experiência mais inovadora e profunda.Acontece que os cientistas realmente fizeram um estudo sobre os melhores queijos para pizza. Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Auckland testou sete queijos: muçarela, provolone, cheddar, colby, edam, emmental e gruyère. Levou-se em consideração fatores como umidade, teor de óleo livre, e elasticidade. Os queijos com alta umidade liberam mais vapor, causando bolhas que escureciam. Os óleos, no entanto, levam a menos escurecimento porque impedem que a umidade evapore facilmente. E queijos menos elásticos douram menos porque as bolhas não se formam.Ao fim conclui-se que a muçarela ainda é o melhor queijo de pizza por causa de todos os fatores acima. O provolone, por exemplo, exibe propriedades elásticas-pegajosas semelhantes à muçarela, mas adiciona um pouco mais de sabor devido a um processo de envelhecimento mais longo. E, como produz mais óleo (como gruyère), leva a um topo menos dourado e a uma textura mais suave.Já o queijo cheddar, por outro lado, resulta em menos bolhas e cores mais uniformes devido à sua “pequena elasticidade”. O mesmo vale para colby e edam.Então, como sair do óbvio quando o assunto é queijo para pizza? Depende do que você está procurando. Um que não é recomendado, no entanto, é o parmesão. Ele nunca deve ser adicionado à sua mistura de queijos para assar. Devido à secura deste queijo duro, ele não derrete. E seu sabor delicado é arruinado pelo calor. Sim, o queijo parmesão pertence à sua pizza – mas deve ser ralado ou barbeado como um enfeite em cima de uma pizza que acabou de ser assada. Deu até fome depois de ler esse post, não é mesmo? Então aproveite, peça pelo nosso site ou pelo aplicativo e aproveite. Tem um monte de desconto e oferta te esperando!