O Dia da Mulher é comemorado em 8 de março em vários países. Antes de tudo, esta é uma data para reconhecer as conquistas econômicas, culturais, sociais e políticas das mulheres.Nesse sentido, a origem deste dia vem justamente das lutas e das manifestações que agitaram a Europa no início do século XX. Isso porque as mulheres exigiam o direito ao voto, melhores condições de trabalho e igualdade entre os gêneros.
Como tudo começou
Em 1857, funcionárias de uma fábrica têxtil de Nova York entraram em greve por melhores condições de trabalho e o direito à licença-maternidade. E dois infelizes fatos levaram a consequências trágicas: a intervenção da polícia no protesto e a decisão do dono da fábrica de prender os funcionários na fábrica para reprimir a rebelião. No meio de tudo isso, um incêndio eclodiu no lugar por um motivo desconhecido. As barricadas da polícia em frente à fábrica não permitiram que os funcionários escapasse da área e, por consequência, centenas de mulheres foram mortas. Em homenagem, no ano de 1911 foi instituída a comemoração de 8 de março, o Dia Internacional da Mulher.
Realidade das mulheres atualmente
Ao longo da história, as mulheres moldaram a experiência humana e transformaram nosso mundo tanto de forma cultural, como socialmente e politicamente. O Dia Internacional da Mulher é uma oportunidade para comemorar essas conquistas. Mas também é uma chance de considerar o quanto precisamos ir além. Porque a negação dos direitos das mulheres é uma das maiores causas de violência e injustiças. Para se ter uma ideia, o Estado de São Paulo registrou de janeiro a novembro de 2019, 154 feminicídios, que já ultrapassaram os 134 casos de todo o ano de 2018. No último relatório da Organização Mundial da Saúde, o Brasil ocupa a 7ª posição entre as nações mais violentas para as mulheres, de um total de 83 países. E, ao longo de três anos, 3.200 mulheres foram vítimas de feminicídio no Brasil. As notícias não são nada agradáveis, não é mesmo? Essa é uma realidade que pede atenção e união para lutar por mudança e progresso nos direitos. Principalmente para que todas as mulheres de amanhã tenham oportunidades e reconhecimento que já foram negados a muitas outras mulheres.
Dia de reflexão
Com muita frequência as mulheres foram varridas dos livros de história. Portanto, a data é uma oportunidade para desfrutar de toda a música, literatura, descobertas científicas, entre tantas outras contribuições.Devemos olhar para trás e para o futuro. Lembrar da luta que as mulheres enfrentaram ao longo dos séculos para obter direitos básicos. E que eles sejam garantidos em diversos países em desenvolvimento da mesma forma que são nos países ocidentais. Aproveite esse dia para refletir e enaltecer as mulheres que estão ao seu redor. A partir de pequenas ações, podemos promover grandes mudanças. Feliz Dia da Mulher! Porque você merece!