Você, amante de uma boa culinária, já sabe, né? Existem muitas maneiras de cozinhar uma pizza, mas nem todas são iguais. Quando o assunto é forno para pizza, surge a dúvida: a lenha ou a gás? Portanto, é bom entender as diferenças entre esses dois tipos de forno.
Forno a lenha
Os fornos de pizza a lenha atingem o calor de três maneiras: refração da chama do fogo, redistribuição térmica e calor de uma base de carvão quente. A saber, para a maioria das pizzarias profissionais, um bom forno de pizza deve atingir uma temperatura mínima de 400ºC. Isso resulta em uma base fina e crocante e que derreta o queijo ao mesmo tempo. O calor deve estar por baixo e por cima da pizza durante o cozimento. Nesse sentido, a massa da pizza deve subir rapidamente. Além disso, o teor de água na sua massa é importante e relevante para a temperatura do forno. Porém, todo o segredo está na fumaça. No forno a lenha, podemos dizer que a pizza fica levemente defumada graças à madeira em combustão que exala vapores aromáticos na pizza. Assim sendo, especialistas afirmam que diferentes tipos de lenha resultam em diferentes gostos de pizza. Aqui no Brasil a madeira mais utilizada é a madeira de eucalipto de reflorestamento.
Forno a gás
Os fornos a gás para pizza são conhecidos por produzir um excelente sabor, especialmente ao cozinhar com carnes. Esses fornos também permitem que o cozinheiro controle a temperatura e o calor da unidade de cozimento. A temperatura fica em torno de 300 graus, porém existem fornos elétricos ou a gás capazes de atingir temperaturas de até mil graus. Um forno a gás para pizza é moderno e fácil de gerenciar e ainda contribui para a preservação ambiental. Depois de ler sobre esse assunto até bateu aquela fome, né? Então compareça a uma das nossas unidades. Se preferir, peça agora pelo nosso site ou aplicativo. No primeiro pedido, você ganha R$ 15 de desconto e depois é só ficar de olho nas notificações para não perder nenhuma promoção!