Apesar de ainda não ser uma data popular no calendário, o Dia do Consumidor caminha a passos largos para isso. Comemorado no dia 15 de março, nos últimos três anos a data movimentou a economia. Em 2019 representou um dos maiores picos de venda do primeiro semestre. As intenções de compra saltaram de 26% em 2018 para 46% em 2019, de acordo com pesquisa divulgada pela Revista Veja.
Alguns especialistas chegam a cogitar que a data tem tudo para se transformar em uma espécie de Black Friday do primeiro semestre. No Brasil, a data foi consagrada em 2014 por meio de uma parceria do comparador de preços Buscapé com a agência de comunicação Jotacom.
Mas qual a origem real dessa data? Será que, assim como o Dia dos Namorados, foi criada apenas para movimentar o varejo? Vamos descobrir!
Saiba a origem do Dia do Consumidor
Para explicar a data original precisamos voltar um pouco no tempo. Em 1962, o presidente americano John F. Kennedy fez um marcante discurso no Congresso no dia 15 de março, valorizando os direitos do consumidor. Nele, foram ressaltados quatro direitos fundamentais de todos os clientes: segurança, informação, escolha e o direito de ser ouvido. Em 1983, a data foi comemorada pela primeira vez como Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, para relembrar e proteger os direitos do consumidor. Já em 1985, a ONU, influenciada pelas palavras de Kennedy, aprovou diretrizes que ajudaram a construir leis que aprimoraram as relações de consumo ao redor do mundo. No Brasil, temos o Código de Defesa do Consumidor, sancionado em 1990, por exemplo. A partir dele, foi criado o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON), para ser um mediador de conflitos e problemas entre o consumidor comum e empresas ou fornecedores de produtos e serviços.
Portanto, a ideia era que o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor servisse para proteger e garantir o cumprimento das regras impostas a fim de evitar que o consumidor fosse lesado. Mas acabou se tornado uma data para incentivar a prática comercial, como tantas outras. E tudo bem!
Dia do Consumidor na Pizza Prime
E que sabor comemorar a data com pizza né? Melhor que isso só o combo pizza + desconto. Então aproveite porque hoje tem pizzas veganas e vegetarianas com 50% de desconto. Vale lembrar que todas as pizzas sem carne entram na categoria de pizzas vegetarianas, ok? Portanto, confira o nosso cardápio, veja as opções disponíveis na unidade mais próxima. E, ah, o desconto só é válido para pedidos feitos pelo app da Pizza Prime ou pelo nosso delivery. Peça a sua e Feliz Dia do Consumidor!