O setor de franquias cresceu 8,1% no quarto trimestre de 2019, de acordo com um balanço feito pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). O resultado, alcançado em meio a um cenário de muita instabilidade econômica, insere a área entre os melhores investimentos de 2020. Vale ressaltar que tal expansão é registrada de modo contínuo desde o primeiro levantamento feito pela ABF no Brasil – o que ocorreu há 20 anos.O cenário é igualmente favorável para um segmento específico do franchising: o de alimentação. Há tempos, o setor oferece aos franqueados o maior faturamento dentre as modalidades de franquias. Seguindo essa tendência, no ano passado, a receita do ramo cresceu 8,7% – um dos maiores aumentos apontados entre as áreas consideradas.Os resultados otimistas não surgem por acaso: eles têm respaldo em fatores estratégicos. O suporte e o conhecimento repassados pelas franqueadoras aos franqueados, além das características específicas do setor de alimentação, são decisivos para colocar as franquias entre os melhores investimentos de 2020. Entenda abaixo.
As franquias são um negócio testado
São raras as marcas que alcançam o sucesso sem antes serem testadas e aperfeiçoadas dos pontos de vista técnico e do consumidor. Desse modo, uma das grandes vantagens de se optar por uma franquia é a oportunidade de investir em um negócio que já passou pelo processo citado.Esse fator insere as franquias entre os melhores investimentos de 2020 porque, em tempos de crise, quando as dificuldades de se estabilizar e obter retorno financeiro com um empreendimento são maiores, contar com a experiência de uma empresa que já se encontrou no mercado faz toda a diferença.Nesse sentido, um exemplo que vale citar é que as marcas franqueadas trabalham com uma rede de franqueados que possuem exatamente o mesmo negócio. Isso significa que, caso você esteja passando por um apuro, é provável que vá existir alguém que está próximo, já viveu a mesma situação e poderá te aconselhar.
Por serem testadas, as marcas tendem a já ser estabelecidas no mercado
Um negócio, quando é testado, descobre o mercado em que atua e os consumidores que tem. Assim, investir em uma franquia significa pular o processo de desbravar um cenário mercadológico extremamente concorrido, pois a marca investida já o fez.Além da estabilidade, quando o assunto é se estabelecer no mercado, o franqueado pode contar com o sucesso da franquia que ele agora faz parte. E isso faz toda a diferença em termos de clientela, prestígio e espaço para divulgação na mídia.
Também, franquias vêm com gastos prévios e plano de negócio estruturado
Por funcionar em um modelo padronizado, caso adquira uma franquia, você receberá todos os gastos necessários para implantar e manter esse negócio com antecedência. Novamente, isso faz toda a diferença em tempos de crise econômica.Outro ponto positivo das franquias, enquanto negócio estabilizado, é que elas entregam ao franqueado um plano de negócios definido, que contém os objetivos e quais passos devem ser dados para se obter sucesso na nova empreitada.Esse aspecto é fundamental se você não tem tempo ou habilidade para definir todos os fatores que podem interferir no seu negócio. E quer saber por que isso faz ainda mais sentido no segmento de alimentação?
O sucesso das franquias de comida depende muito do treinamento de funcionários
Todo negócio deve oferecer aos clientes um atendimento de ponta para obter sucesso. No ramo de comidas, porém, isso é ainda mais fundamental: não basta um cardápio de dar água na boca e bons preços, é preciso oferecer aos clientes uma experiência para além do paladar.O problema é que alcançar um atendimento que fidelize clientes de modo eficiente, em um cenário tão competitivo como o atual, pode ser mais difícil do que parece.Por isso, a vantagem de se obter uma franquia é que a matriz oferece ao franqueado e aos funcionários do novo negócio um treinamento, para que todos estejam sintonizados com o modelo da marca. Ela também pode, inclusive, orientar na contratação dos recursos humanos. Assim, você terá uma equipe capacitada para prestar o melhor atendimento.
O segmento de alimentação é grande – quem não precisa comer?
Em tempos de crise, muitos gastos entram em xeque no orçamento das pessoas. Em geral, é possível cortar os custos supérfluos, mas a alimentação é uma despesa essencial. Nesse sentido, o segmento de comidas continua a ganhar força no mercado – e, por isso, está entre os melhores investimentos de 2020.De hamburguerias até as virais marmitinhas fit, passando por comidas de produção rápida até restaurantes artesanais, ou mesmo aquela comidinha feita para quem precisa comer no meio da rua, as franquias de alimentação têm marcas que atendem a todos os públicos.Assim, entrar no franchising apostando em comidas vai te oferecer a vantagem de investir em um negócio que está no cotidiano das pessoas, sem a possibilidade de se ausentar e com a chance de suprir todas as necessidades existentes na área.
E, além de grande, ele está cada vez mais atrativo para os clientes!
Isso se deve a um fenômeno: os aplicativos de delivery. Com eles, os pedidos de comida alavancam as vendas dos restaurantes e ampliam ainda mais tanto o mercado, quanto as vendas das marcas, já que poucos cliques colocam o cliente em contato com a publicidade do empreendimento e a possibilidade de fazer uma compra.Isso significa que, atualmente, quem abre um negócio no ramo de restaurantes não depende mais de uma unidade movimentada: o público pode ser virtual. Outra vantagem é que os aplicativos de entrega viabilizam propagandas geolocalizadas, prontas para atingir quem está perto do seu negócio. É uma ótima forma de unir tecnologia e alimentação, não?Com um mercado amplo e diverso, além de oportunidades de atuação inovadoras, as franquias – em especial as de alimentação – estão entre os melhores investimentos de 2020. E, com certeza, elas merecem a sua atenção se o seu objetivo é investir com segurança e chances de crescimento.