A pizza de calabresa e a pizza de pepperoni podem até ser parecidas. Mas o sabor…quanta diferença. O fato é que muita gente confunde e não sabe ao certo a diferença entre as duas. Enquanto a calabresa é uma queridinha clássica do público brasileiro, a de pepperoni é a queridinha dos americanos. Mas vamos de uma vez por todas esclarecer por que uma não tem nada a ver com a outra.
A pizza de pepperoni
A palavra “pepperoni” deriva de peperoni, o plural italiano de peperone. Entretanto, anote aí: em italiano, peperone significa pimentão. Assim sendo, se você for passear nas terras italianas, deverá pedir uma que contenha salame/salamino piccante. A equivalente à pizza de pepperoni na Itália é conhecida como “pizza alla diavola”. A saber, o pepperoni foi criado pelos americanos, inspirado nos salames italianos. Ele é feito com carne bovina, de porco, gordura e temperado com pepperoncino, que é semelhante a pimenta malagueta.
A pizza de calabresa
Calabresa é uma linguiça comum no Brasil. Inegavelmente, o nome vem da região da Calábria, no sudeste da Itália, que é a origem dessa linguiça. Mas a criação dela é 100% brasileira de São Paulo. Mais especificamente do Bixiga. Nesse sentido, a principal diferença entre as duas é que a calabresa brasileira é defumada. Em suma, é feita de carne de porco e gordura. De fato, ela é frequentemente encontrada em recheio de lanches, em refeições (olá, feijoada!), ou apenas pura como um petisco. Percebeu a sutil diferença? Seja você um daqueles que nunca tinham parado para pensar nessas questões, seja você um admirador das duas pizzas, o importante é observar tudo isso na prática. Peça pelo nosso site ou pelo nosso aplicativo. Você ganha R$ 15 de desconto no primeiro pedido. Depois, é só ativar as notificações e sempre receber os melhores cupons da região.