Sozinhos ou acompanhados, os presuntos crus são requisitadíssimos com a chegada das altas temperaturas. Serrano, Presunto Ibérico, Pata Negra, Prosciutto, Presunto de Parma são alguns dos mais populares. 

Advindo da pata do porco, esta carne apresenta variações de cor, sabor e preço que tem relação direta com o método de produção utilizado na fabricação. 

De acordo com o Chef Leonardo Tavares, professor do curso de Gastronomia da Universidade Anhembi Morumbi o presunto cru é aquele que passa pelo processo de cura e maturação, comumente feito na Itália, Espanha e Portugal, mas que pode ser produzido em todo o mundo. “Quando ele é espanhol, pode ser ibérico ou serrano, na Itália, chamaremos de Parma e assim por diante.” A região, a raça do porco e a alimentação do animal também influenciam no resultado final da carne, como lembrou Sérgio Arno, chef dos restaurantes La Pasta Gialla e La Vecchia Cucina, da capital paulista.

No Brasil, o “presunto cru” também é conhecido como “presunto tipo Parma”. Esse termo está inclusive regulamentado pelo Ministério da Agricultura e Abastecimento. A Itália, por sua vez, discute na OMC, o uso exclusivo do termo “prosciutto di Parma”, pelas chamadas denominações de origem.

Os três mais famosos presuntos do mundo, cujas etapas de preparação ainda permanecem fiéis às das iguarias apreciadas por gregos e romanos na Antigüidade são os italianos San Daniele (região de Friuli), Parma e o espanhol Jamón Ibérico de Bellota, conhecido também como Pata Negra.

Presuntos crus: um dos processos mais demorados

O presunto cru é um considerado mais saudável e natural quando comparado com os outros tipos de presunto. É possível encontrá-lo de duas formas: osso e desossado. A saber, o tempo de desidratação pode chegar a 11 meses, o que faz dele um dos presuntos que mais demora a ser preparado. 

Além disso, é produzido sem cozimento. Daí a coloração bem vermelha, a maciez e o forte sabor. A versatilidade é um dos pontos fortes, podendo ser utilizado em aperitivos, saladas e até pizzas. Você pode ler um pouco mais sobre o presunto parma no nosso texto. 

Benefícios para a saúde

Existe uma imensa variedade de presunto para despertar o seu paladar. Ele pode ser combinado de qualquer forma, seduzido pelo seu sabor autêntico e inconfundível. 

A saber, eles são ricos em proteínas de boa qualidade, e também em vitamina B. Ou seja, além de contribuir para a saúde ficar em dia, fornece a energia necessária para o nosso corpo. Portanto, faça a combinação que preferir, uma vez que os benefícios são imediatos.

Obviamente, a nossa recomendação são as pizzas Di Parma: muçarela de búfala e fatias de presunto tipo parma; e a Parma com rúcula: muçarela de búfala, rúcula, fatias de presunto parma salpicado com parmesão e raspas de limão siciliano. E tá facinho de pedir. É só entrar no nosso delivery, app ou WhatsApp: (11) 4200 0342. Se permita deliciar essas maravilhas e bom apetite!

Fonte: Terra

Deixe um comentário